sábado, 1 de outubro de 2011

Seminário "na faixa"
é necessário fazer a inscrição pelo site

A medicalização tem sido alvo de grande preocupação por parte do CRP SP, gerando muitos debates, ações frente ao poder público e articulação com os conhecimentos acadêmicos.

Entendemos por medicalização o processo em que as questões da vida social, sempre complexas, multifatoriais e marcadas pela cultura e pelo tempo histórico, são reduzidas à lógica médica, vinculando aquilo que não está adequado às normas sociais a uma suposta causalidade orgânica, expressa no adoecimento do indivíduo.

Assim, questões como os comportamentos não aceitos socialmente, as performances escolares que não atingem as metas das instituições, as conquistas desenvolvimentais que não ocorrem no período estipulado, são retiradas de seus contextos, isolados dos determinantes sociais, políticos, históricos e relacionais, passando a ser compreendidos apenas como uma doença, que deve ser tratada.

Neste local, você terá informações sobre as ações do CRP SP junto aos poderes legislativo e judiciário; as diferentes formas de mobilização de profissionais da saúde, da educação e da população; a participação ativa em grupos que construam modalidades de atendimento à população que superem a lógica medicalizante vigente.

Fonte - Psi Site do CRP - Eventos (clique aqui)
Data: 11/11/10 - 13/11/10
Local: UNUP - Campos Paraíso - SP

-------------------------------------------------

Nenhum comentário: