O nome vem da técnica de pesca para retirada de todo tipo de peixes do mar. Não por acaso, uma música com o mesmo nome, vencedora do I Festival de Música Popular Brasileira, em 1965, tornou-se famosa pela força de seus versos, cantados por Elis Regina. Transformamos estrofes em sonhos e pessoas em peixes, para que possamos abraçá-las em nossa rede.
Entre as ferramentas que o Projeto Arrastão disponibiliza, estão a Brinquedoteca, a Sala de Leitura e uma Biblioteca, que fortalecem a formação das 400 crianças atendidas por este programa
Atividades e linguagens extracurriculares são oferecidas aos adolescentes do Núcleo Sócio-Educativo, em horário alternativo ao ensino regular. São 240 alunos com acesso a aulas de cidadania, informática, educação ambiental, entre outros temas relevantes ao desenvolvimento infanto-juvenil, além dos 45 integrantes do Arrasta-lata, um grupo de crianças e adolescentes com idade entre 7 e 14 anos, que trabalha a música como meio de conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente, reutilização e reciclagem do lixo.
Nossas ações se estendem com o Programa de Formação de Jovens, trabalhando a faixa etária entre quinze e vinte e um anos de idade. Cursos, oficinas e núcleos de trabalho proporcionam ao jovem formação em diversas áreas de interesse. Todo este trabalho é permeado pelo estímulo ao empreendedorismo e à construção de projetos de vida.
Dedicamos especial atenção às mais de 700 famílias atendidas de forma direta. São diversos programas e projetos que atendem às necessidades básicas, que vão dos mutirões voluntários para esclarecimento de questões jurídicas à capacitação para recolocação profissional.
E o trabalho continua além dos nossos portões. Enxergamos o desenvolvimento comunitário como ponto estratégico para a continuidade do nosso ciclo de trabalho. Para isso, investimos na formação de educadores da rede pública de ensino, em linguagens como arte e leitura e, em parceria com o poder público, executamos um amplo projeto de reurbanização de favelas que está beneficiando mais de 700 famílias na cidade de Taboão da Serra."
Entrada principal do Projeto ArrastãoHiroshi fazendo pose no pátio principal do Projeto ArrastãoCorredor no primeiro andar aonde se encontra a oficinaJúlio fazendo pose na porta da oficina.
Hiroshi fazendo pose na entrada da oficinaAdentrando na Oficina do Projeto ArrastãoParticipantes adolescentes da oficina trabalhando numa gravura em papelãoDetalhe de um trabalho sendo finalizado, usando três técnicas de raspagemTurminha procurando uma imagem para para começar fazer a matrix Iniciando a raspagem do papelão para se fazer a matrixOutra raspagem sendo feita no papelão - detalhe do estudo feito na folha de papelAlunas trabalhando na oficina
Manequins doados para trabalhos artísticos, há uma grande variedade de artes espalhadas no corredorDetalhe de um manequim com intervenção artísticaDetalhe da missão do Projeto Arrastão (ideologia Institucional), clique na imagem para ver maior e conseguir ler o texto. Para maiores informações entre no site: http://www.arrastao.org.br/
The name comes from the fishing technique for removal of all types of fish of the sea. Not surprisingly, a song with the same name, won the I Festival of Brazilian Popular Music in 1965, became famous by virtue of its verses, sung by Elis Regina. Stanzas in dreams and transform people into fish so that we can embrace them in our network.
Among the tools that the Project provides trawler, are the Library of Arts, the Reading Room and Library, which strengthen the training of 400 children served by this program
Our actions are extended to the Training Program for Youth, the working age group between fifteen and twenty-one years of age. Courses, workshops and working groups provide training to the young in several areas of interest. All this work is permeated by the encouragement of entrepreneurship and the construction of life projects.
We devote special attention to over 700 families served in direct. Various programs and projects that meet basic needs, ranging from volunteer to volunteer clarification of legal issues to professional training for replacement.
And the work continues beyond our gates. See the community development and strategic point for the continuation of our cycle of work. For this, we invested in the training of educators in public school system, in languages such as art and reading and in partnership with the public power, running a project to reurbanização of slums that is benefiting over 700 families in the city of Sierra Taboão . "