Page copy protected against web site content infringement by Copyscape

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

domingo, 6 de dezembro de 2009

UM FELIZ NATAL PARA TODOS OS ESTUDANTES SOFREDORES DE PSICOLOGIA EM 2009 - "NÓS FREUD MAS PASSA"!
........................................................


Principios Básicos de Análise do Comportamento - Homenagem para todos aqueles (as) que passaram na matéria: Psicologia Comportamental na Faculdade Uniban - Como meu amigo e colega de estudo Ivan costuma falar:"Bixô, eu sou o cara!"

Videos Youtube sobre Psicologia Comportamental

1. Judith Beck fala sobre Terapia Cognitiva (legendado)
Dr. Judith Beck, PhD, é a presidente do Instituto Beck de Terapia Cognitiva e Pesquisa, com sede na Filadélfia. É também Professora Adjunta de psicologia em psiquiatria na Universidade da Pensilvania, EUA. A Dr. Judith Beck é responsável por três das principais funções do Instituto Beck: educação, atendimento clínico e pesquisa. Atualmente, divide seu tempo em administração, supervisão e ensino, trabalho clínico, desenvolvimento de programas, pesquisas e de escritora. Trabalha como consultora em diversas pesquisas do NIMH (National Institute of Mental Health) e apresenta workshops, nacionais e internacionais, da aplicação da terapia cognitiva nos mais variados transtornos psiquiátricos. Ela é autora de diversas publicações, dentre as quais se destacado o livro-texto amplamente utilizado Terapia Cognitiva: teoria e prática já traduzido em 12 diferentes idiomas. Finalmente, cumpre destacar que é sócia fundadora e presidente da Academia de Terapia Cognitiva.

2. Coulrofobia: O Medo de Palhaços (legendado)
Cris é uma mulher que sofre com um medo excessivo de palhaços. O vídeo mostra trechos de seu tratamento terapêutico comportamental em que ela, junto com seu terapeuta, enfrenta seu medo. Televisionado pela National Geografic.

3. Terapias Cognitivas em Cardiologia
Pequeno trecho da apresentação do psicólogo Prof. Armando Ribeiro durante o XXX Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP) e do XXIV Simpósio de Psicologia em Cardiologia com a palestra sobre relação terapêutica em situação hospitalar e Terapia Cognitivo-Comportamental.

4. O "Pequeno Albert" de Watson (legendado)
O experimento do Pequeno Albert foi conduzido por John Watson e sua aluna de doutorado, Rosalie Rayner, em 1920, na Universidade John Hopkins. Tal experimento mostrou uma evidência empírica do condicionamento clássico.

Inicialmente Watson e sua colaboradora submeteram o pequeno Albert, que na época tinha 9 meses de idade, a testagens psicológicas. Ele foi confrontado de forma breve com um rato branco, um coelho, um cachorro, um macaco, máscaras com e sem cabelo, chumaços de algodão etc. O bebê não demonstrou nenhuma reação de medo.

Posteriormente Watson apresentou ao bebê um som alto, que era produzido através do bater de um martelo numa barra de ferro. O som era produzido atrás da cabeça de Albert, sendo apresentado juntamente com a presença do rato. Inicialmente Albert colocava seu dedão direito na boca. Isto o distraía do som irritante. Watson necessitou de muitas tentativas até que o bebê não usasse esta estratégia de defesa. Quando isto aconteceu observou-se que Albert começou a choramingar na presença do som. Uma semana depois ele foi apresentado somente ao rato, sem o som, e também chorou. Cinco dias depois ele também apresentou tal comportamento na presença de um cachorro e um coelho. É interessante observar que, no intervalo das testagens Albert brincava alegremente com blocos de brinquedo. Observou-se que, nas sessões de teste posteriores, Albert também chorou na presença até de uma máscara de Papai Noel.

Tal experimento sofreu diversas críticas. Foi considerado anti-ético, por usar um sujeito experimental que não estava consciente da experiência, um bebê de 9 meses. Além disso não foi aplicada nenhuma técnica comportamental para remover o condicionamento.


------------------------------------------