Page copy protected against web site content infringement by Copyscape

domingo, 16 de outubro de 2011

Seminário Pensando Gênero: A Psicologia para além do Espelho
O seminário internacional é organizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Sexualidades em parceria com o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Sexualidades e o Departamento de Psicologia Clínica e Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UNESP-Assis. A atividade tem como objetivo articular diversos saberes voltados para os Estudos de Gêneros e Culturais em suas interfaces com a Psicologia, no sentido de ampliar as referências a respeito dos processos de subjetivação na contemporaneidade.
Quando: de 18 a 20 de outubro - Valor: estudante graduando: R$40,00 - + oficina: R$50,00!!!!
Mais informações: 18 3302-5884 - http://pensandogenero.weebly.com

Seminário - Psicologia e Direitos Humanos: Direito à Memória e à Verdade
A intensa violação cometida aos direitos humanos, como tortura, prisões arbitrárias e assassinatos, nos chamados anos de chumbo da ditadura militar, não podem ser esquecidas. Por mais dura e difícil que seja essa verdade, ela precisa ser resgatada, conhecida e encarada de frente. A ausência da verdade impede que a subjetividade de cidadãos e cidadãs brasileiras seja efetiva. O conhecimento do passado pode se revelar como um fator transformador do que acontece no presente. Por isso, o seminário tem como objetivo fomentar e instigar as discussões sobre a criação de uma Comissão Nacional da Verdade, que já está incluída no Plano Nacional de Direitos Humanos do Governo Federal. De todos os países latino-americanos, o Brasil é o único que não possui uma comissão para investigar tais acontecimentos. A atividade é uma parceria do CRP SP com o Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e de Desenvolvimento Humano do Instituto de Psicologia da USP. Após os debates, os participantes farão uma visita ao Memorial da Resistência de São Paulo.
Quando: 21 de outubro – das 9h30 às 12h
- GRATUÍTO - porém necessita de inscrição rápida - vagas limitadas!!!
Mais informações e inscrições: http://www.crpsp.org.br/direitoaverdade/


Ciclo de debates: Psicologia e Povos Indígenas
A Psicologia tem sido convocada para enfrentar os desafios inerentes à promoção da saúde e educação indígenas, e para tanto se faz necessário qualificar cada vez mais a prática dos psicólogos nesse campo. Por isso, a subsede da Baixada Santista e Vale do Ribeira com o propósito de fortalecer o debate dessa temática nas universidades, realizará o evento constará de mesas redondas realizadas nos auditórios dos três cursos de Psicologia da Baixada Santista, região do estado que concentra a maior parte da população indígena de São Paulo.
Quando: 20, 21 e 27 de outubro - é bom ligar sobre este ciclo na sede do CRP, este link abaixo mostra debates desatualizados e que não condiz com o tema descrito acima.
Mais informações e inscrições: http://www.crpsp.org.br/bauru/conversando/

VII Colóquio Internacional Michel Foucault
O Departamento de Filosofia e o Programa de Estudos Pós-graduados em Filosofia da PUC-SP, com o apoio do CRP SP, organiza o VII Colóquio Internacional Michel Foucault, tendo por mote central a comemoração do cinquentenário de História da loucura na idade clássica. O evento pretende dar continuidade a sequência regular de Colóquios, realizados em várias instituições (USP, UERJ, UNICAMP, UFRN, UERJ) e fazer da celebração desta obra um instrumento de interrogação e de abertura às questões do presente. A programação do evento está estruturada em conferências e comunicações. As conferências serão proferidas por professores convidados estrangeiros. Já as comunicações serão organizadas em mesas redondas com professores brasileiros de várias universidades do país, vinculados a diferentes áreas do conhecimento, configurando assim a natureza interdisciplinar do evento.
Quando: de 24 a 27 de outubro - não consegui ver valores, é bom acessar o link e ligar lá
Mais informações e inscrições: http://www.coloquiofoucault2011.com.br

-------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: