Page copy protected against web site content infringement by Copyscape

sábado, 24 de janeiro de 2009

Curso ministrado pela psicóloga e professora Ms. Alaide Degani de Cantone

Geralmente no mês de Janeiro é tempo de descançar a cabeça depois do furação que foi o 1.º ano de Psicologia. Bem para mim, é tempo para correr atrás de cursos, de se atualizar. É a hora de buscar conhecimentos que bem sabemos, é muito limitado em Universidades.

Participei de três cursos bastante interessantes e alguns promissores no início deste ano. O primeiro foi o Curso de Extensão Cultural de Psicologia Hospitalar e da Saúde realizado pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Psicologia e Saúde ( CEPPS).

Foi muito rico, deu para ter uma boa idéia de como é tratado hoje a psicologia hospitalar e o do que é esperada do profissional que se engaja nesta área de atuação. O curso de iníciou ás 9:00am e terminou ás 18:00pm, com o total de 10:00horas/de carga horária. Dentro do que foi o curso, anotei algumas frases ditas no meio da aula ou que achei relevantes na apostila que recebemos, um pouco desta essência do que aprendi:

" Doença seria um ato de criação psiquíca"
George Grodeck (médico alemão)

" Psique (alma) e corpo reagem um com o outro, uma mudança no estado da psique produz uma mudança no corpo e vice-versa".
Aristóteles ( Filósofo grego)

"O homem é a sua liberdade e está condenado a ser livre. É responsável por tudo que faz”
Sartre (Filósofo e escritor francês)

"Toda pessoa carente de saúde é, antes de tudo, uma pessoa, mesmo quando as suas condições físicas o pareçam negar..."
Mezono ( I Congresso Brasileiro de Humanização e da Saúde. SP, 1980)

"(...) O mais importânte em um campo científico não é o acúmulo de conhecimentos adquiridos, mas a utilização dos mesmos como intrumentos para indagar e atuar sobre a realidade. Existe uma grande diferença entre o conhecimento acumulado e o utilizado: o primeiro aliena ( inclusive o sábio); o segundo enriquece a tarefa do ser humano".
José Bleger ( Médico, psicólogo argentino)
O bom do curso com certeza são as novas amizades e o networking.

Este foi um outro curso que resolvi participar. E o fato de fazer nesta área, foi querer realmente compreender os fundamentos essências que regem a atuação do psicólogo na área do Recursos Humanos, porque muito se fala (senso comum) no universo acadêmico, negativamente sobre trabalhar neste campo. E eu quis "ver para crêr" e não vou negar que gostei muito e achei muito intessante o trabalho deste profissional. Mas claro, achar é uma coisa, colocar a "mão na massa" pode ser outra. Colocando nos finalmentes, achei positivo e meu deu uma visão maior de possibilidades no mercado...

Havia feito um curso anterior a este, sobre Gestão de Pessoas com ênfase em Gerência de RH num sistema EAD ( educação á distância) para poder ter uma bagagem teórica antes de me aventurar num curso prático na área de RH. Confesso que pude aproveitar mais neste curso de Recrutamento e Seleção, tendo já um conhecimento prévio e que me ajudou bastante em focar os principais indicadores que assinalam este mercado profissional.

Este curso de EAD, preferi não citar aonde fiz em consideração á escola. Não que o curso não seja ruim, achei até muito bom, o material didático realmente me impressionou e o atendimento para minhas dúvidas sobre os capítulos ao coordenador do curso foi muito zelozo e extremamente prestativo. Confesso que era muito cético a esse tipo de curso online, mas resolvi arriscar e " ver para crer".

O problema de um curso EAD (além daqueles tipos de curso que só querem ganhar dinheiro) é que não existe uma pré-seleção de quem deve fazer o curso ou não. Desta forma, cada um vai fazer o curso de sua maneira, ou seja, pode ser que você o faça de maneira competente, honesto, lendo e tentando obter o máximo do conhecimento que você pagou.Houve uma explosão nos cursos EAD, naturalmente a corrida se deu pelo dinhero fácil, mas e a educação de qualidade?

Pode ter também um indivíduo que pagou pelo curso e não tem intenção alguma nos estudos, isto porque geralmente a maioria destes cursos online, o indivíduo pode repetir quantas vezes quiser os testes que são aplicados nos intervalos de cada capítulo até acertar todos. Sendo que a prova final, tem o mesmo procedimento.

Até aí, você pode pensar, "bem isso não é problema meu, cada um faz suas escolhas, eu quero aprender e o outro quer enganar, fazendo do teste um joguinho de acertos, apenas com a intenção de obter o certificado. Por outro lado, eu prezo aonde invisto o meu dinheiro..."

Porém, olha só. O problema é que o fato de um sujeito ter o mesmo certificado que você, sendo ele o indivíduo que apenas comprou o certificado,ok? Pode ser que ele seja cobrado profissionalmente por aquilo que ele nunca teve intenção de estudar e que provavelmente não saberá resolver, entende?

Ele se "queima" e aonde ele fez o curso também sofre perda de qualidade e reputação. E o curso que você fez nesta escola? Quem garante que um dia um contratante olhe com "maus olhos", este curso de "fachada" e ver quantos já se apresentaram com falsos conhecimentos?

Por isso, muito cuidado ao fazer cursos online. Não existe uma receita, mas seria interessante se houvessem cursos EAD com uma pré-seleção, isto com certeza eliminaria muitos dos que não tem responsabilidade e muito menos comprometimento...

Até a próxima notícia!

Quer ler mais sobre o assunto? Clique abaixo:

Desafios da Gestão EAD.pdf
EAD, problemas e possibilidades.pdf
Governo dificulta o desenvolvimento do EAD
-------------------------------

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá Hiroshi, boa noite!
Sou psicóloga e estou interessada nesse curso de férias do qual vc participou lá no CEPPS. Os temas estudados me são de grande interesse e como o próximo curso acontecerá só em julho, eu gostaria de saber se a bibliografia estudada é toda fornecida pelo CEPPS ou se há indicação de outras leituras que eu possa buscar desde já em outras fontes. Caso haja, seria possível vc me dar algumas indicações? Serei grata! Meu e-mail é brunella_aloquio@yahoo.com.br
Abraço,
Brunella

Hiroshi disse...

Brunella

Te mandei orientações para o seu e-mail.

Boa sorte