Page copy protected against web site content infringement by Copyscape

quarta-feira, 4 de junho de 2008

Encontros de estudos (provas acadêmicas e temas variados) ao longo do ano letivoEsqueça da forma que você se habituava a estudar. Fazer Psicologia é mesmo diferente e com razão. Mesmo em grupo, não estude tentando copiar a resposta certa no caderno para então decorá-lo quando estiver sozinho (a). A premissa mesmo é compreender dissertativamente o que você aprende em classe. É preciso construir a sua lógica, o seu entendimento pessoal, sua visão de mundo em relação ao que é proposto academicamente.
Isso você não constrói na semana que antecede as provas, mas em estudos em grupo de forma “maiêutica” tentando de forma experimental e teórica “partos” significativos que lhe acrescente seu progresso cognitivo, muito antes destas semanas que aterrorizam muitos alunos.
Por isso não estude como se fosse uma educação bancária, visando notas, pois são conseqüências de sua honestidade em cima dos conteúdos teóricos assimilados.E não cole, pois o que não é aprendido hoje, causa efeito no cuidado do paciente que não quer nota, mas que sim, que você o entenda. Caso você não entendeu ou errou, tranqüilize-se, pois no fundo você deu o melhor de si e por isso mesmo sempre haverá novos desafios para lhe pôr a prova. E assim você dar a volta por cima. Lembrando que erros e acertos são bens necessários a vida, é preciso viver os dois extremos para que se evolua como já dizia o educador Erikson.
Esta pequena introdução é um pensamento construtivista e a base sólida deste grupo de estudo. Os encontros regulares serão sempre votados pelos membros que se reúnem para estudar e discutir as matérias dadas em sala de aula e evitar o acúmulo de informações que de simples se tornam complexas com o tempo. É nesse entendimento que nos nós tornamos psicólogos e não naqueles que o “mato tende a esconder”.

Há três possíveis lugares em que nós nos encontraremos para estudar, o primeiro da lista é na nossa própria faculdade, a Uniban Morumbi II, a segunda opção é no Shopping Boa Vista no bairro do Santo Amaro e a terceira opção é no Centro Cultural Vergueiro. Abaixo deixei disponível as imagens , os endereços, os mapas e as informações onde nós nos encontraremos. UNIBAN SUL/CAMPUS MORUMBI II - Rua Bela Vista, 739 - Morumbi - CEP: 04709-001 ,telefone: 5180-9000/ Local de encontro: Nos bancos de concreto de frente para o elevador que leva ao laboratório de biomedicina, educação física e psicologia. Lembre-se de levar seu passaporte. Clique aqui para ver o mapa
SHOPPING BOA VISTA/SANTO AMARO - Rua Borba Gato, 59. Horário: de segunda a sábado das 10:00am as 22:00pm. No domingo e feriados: das 12:00am as 20:00pm / Local de encontro: Praça de alimentação (3a. andar/confirmar). Clique aqui para ver o mapa (aqui também tem que ônibus tomar).

CENTRO CULTURAL SÃO PAULO - Rua Vergueiro, 1000 - Paraíso. O jeito mais fácil de chegar lá é pelo Metrô. Local de encontro: Na principal entrada ao Centro ( esta que se vê na foto). Opção de estudar na cobertura quando estiver fazendo sol. Clique aqui para ver o mapa.


Encontros para assistir filmes com ênfase em Psicologia e debates de conteúdo e teoria acadêmica após a seção em local combinado (bares, restaurante)

A princípio temos a necessidade de assistir filmes que possam aliviar o stress da vida moderna, de poder ter um pouco desta magia hollywoodiana e porque não se fantasiar com aquele momento que a mente se torna metafísico momentaneamente? Tem filmes para todos os gostos, de ação, os de tiroteio, de terror, os de romance, dos efeitos especiais, uma afinidade de histórias plausíveis e das inexplicáveis que com o passar do tempo são esquecidas ou comentadas em festinhas, rodas de amigos e familiares.
Temos que aprender a ver com novos olhares sobre a vida, principalmente se você cursa uma graduação em Psicologia, a importância que há ao se comprometer em assistir filmes que fogem deste gênero vendável, para gêneros que geram dúvidas, novas visões para a vida, que causam espanto e que nos faz principalmente questionar. Devemos sair do clichê de que assistir estes filmes (que parecem diferentes, estranhos e por isso mesmo ironizamos), que são passados na faculdade, que não seja para gerar uma nota ou uma falta em sala de aula. Devemos nos acostumar a vê-los regularmente porque a vida só acadêmica não constrói esse profissional ético que queremos nos tornar. Os cineastas estão ávidos, querendo mostrar essas janelas experimentais do viver e de tudo que possa ser material questionável e é dado a nós o potencial para debruçarmos através de suas janelas e sentir a vida, como ela é dialética. E não mais positivista como vivíamos antes. Busquemos a verdade sempre, mesmo que ela não seja a verdadeira...

Abaixo, conheça alguns cinemas que iremos nos encontrar para assistir uma seção. Lembrando que informarei as opções de filmes que deixarei disponível neste blog para votação. Feito isso, mandarei um e-mail especial informando dia e hora do nosso encontro. Outra observação será que escreverei o debate grupal (uma sinopse) sobre o filme no blog, para deixar registrado o nosso encontro, além das fotos.
CINE BOMBRIL - Avenida Paulista, 2073 - Conjunto Nacional, bairro Cerqueira Cesar, telefone: 3285-3696. Leve seu passaporte Uniban para pagar meia como estudante. Clique aqui para ver o mapa.

CENTRO CULTURAL FIESP - Avenida Paulista, 1313, bairro Cerqueira Cesar, telefone: 3146-7406. Leve seu passaporte Uniban para pagar meia como estudante. Neste local também há apresentações teatrais de primeiro mundo de graça, além de exposições de arte muito interessantes. Clique para ter acesso ao mapa.

RESERVA CULTURAL - Avenida Paulista, 900, bairro Cerqueira Cesar - No prédio da Gazeta, telefone: 3287-3529. Leve seu passaporte Uniban para pagar meia como estudante. Clique aqui para ver o mapa.

HSBC BELAS ARTES - Rua da Consolação, 2423, bairro da Consolação, telefone: 3258-4092. Leve seu passaporte Uniban para pagar meia como estudante. Clique aqui para ver o mapa.

CINE SESC SÃO PAULO - Rua Augusta, 2075 (Metrô Consolação), bairro Cerqueira Cesar, telefone: 3082-0213. Leve seu passaporte Uniban para pagar meia como estudante. Clique aqui para ver o mapa.
CINE ESPAÇO UNIBANCO ARTPLEX - Rua Augusta, 1.470 ( Espaço Unibanco I/ foto acima) e Rua Augusta, 1475 (Espaço Unibanco II/ foto abaixo), bairro Jardim São Paulo, telefone: 3288-6780 (sala 1 e 3), 3287-5590 (sala 4 e 5). Leve seu passaporte Uniban para pagar meia como estudante. Estes cinemas estão depois que você passar o HSBC Belas Artes, sentido desçendo a rua. Clique aqui para ver o mapa.

CENTRO CULTURA SÃO PAULO - Rua Vergueiro, 1000, bairro Paraíso, telefone: 3277-3611. Leve seu passaporte Uniban para pagar meia com estudante, Clique aqui para ver o mapa. Neste Centro acontece também peças teatrais, músicas ao vivo, exposições de arte de caracter gratuíto e preços populares.

Entre no link abaixo para obter:
Arquivos de textos acadêmicos
-----------------------------------------

Nenhum comentário: